Aula sobre Problemas Envolvendo Adicao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando para os alunos que eles irão trabalhar com problemas que envolvem adição de números decimais. Esses problemas podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em compras no supermercado, no cálculo de gastos com combustível em uma viagem, entre outros. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Além disso, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique como a metodologia ‘Estudo de Caso’ será aplicada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e cada grupo irá escolher um tema relacionado à adição de números decimais para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à adição de números decimais. Auxilie os alunos nessa etapa, fazendo perguntas e orientando-os na escolha do problema.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com os dados coletados, os alunos irão analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções. Auxilie os alunos nessa etapa, fazendo perguntas e orientando-os na análise dos dados.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, verificando a veracidade das informações coletadas. Auxilie os alunos nessa etapa, fazendo perguntas e orientando-os na comparação dos dados.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação dos dados, os alunos irão propor soluções para o problema identificado. Ajude os alunos nessa etapa, fazendo perguntas e orientando-os na elaboração das soluções.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Cada grupo irá criar um infográfico contendo informações relevantes sobre o problema identificado e as soluções propostas. Ajude os alunos na criação dos infográficos, fornecendo orientações sobre a organização das informações e a escolha de imagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com adição de números decimais.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos por meio da criação de infográficos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar a metodologia Estudo de Caso.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise de informações.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza dos infográficos criados pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Aplicação correta da metodologia Estudo de Caso.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser trabalhado.
  • Auxiliar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Fazer perguntas e orientar os alunos na análise dos dados coletados.
  • Auxiliar os alunos na elaboração das soluções propostas.
  • Fornecer orientações sobre a organização das informações e a escolha de imagens para os infográficos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à adição de números decimais.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema e propor soluções.
  • Criar um infográfico contendo informações relevantes sobre o problema e as soluções propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.