Aula sobre Problemas Envolvendo Adicao Com Numeros Decimais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula dizendo que os alunos irão aprender a resolver problemas com adição de números decimais. Essa habilidade é importante para o cotidiano dos estudantes, pois eles podem precisar somar valores em dinheiro, por exemplo. Além disso, fale para eles que a metodologia utilizada será a ‘Rotação por estações’, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação. Isso tornará a aula mais dinâmica e interativa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância de saber somar números decimais. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a ‘Rotação por estações’.Etapa 2 - Estação 1 - Problemas com adição de números decimais
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas com adição de números decimais. Disponibilize uma lista de problemas e os alunos deverão trabalhar em grupo para resolvê-los. Exemplo: João comprou um livro por R$ 25,50 e uma caneta por R$ 3,75. Quanto ele gastou no total?Etapa 3 - Estação 2 - Jogo da memória
Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo da memória com números decimais. Forneça cartas com números decimais e os alunos deverão encontrar os pares corretos. Exemplo: 0,75 e 0,75Etapa 4 - Estação 3 - Desafio dos números decimais
Nesta estação, os alunos irão participar de um desafio com números decimais. Forneça um problema e os alunos deverão trabalhar em grupo para resolvê-lo. Exemplo: Maria tem R$ 15,00 e quer comprar um livro que custa R$ 12,50. Ela precisa de mais quanto dinheiro para comprar o livro?Etapa 5 - Discussão
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o que aprendeu em cada estação. Em seguida, reforce a importância de saber somar números decimais e tirar possíveis dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da adição de números decimais na matemática. Peça para os alunos compartilharem o que aprenderam com a atividade e qual a importância do tema para seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas com adição de números decimais.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Utilizar uma metodologia ativa para tornar a aula mais dinâmica e interativa.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas com adição de números decimais.
- Participação e colaboração nos trabalhos em grupo.
- Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância de saber somar números decimais.
- Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a Rotação por estações.
- Disponibilizar materiais e atividades para cada estação.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para resolver problemas com adição de números decimais.
- Participar do jogo da memória com números decimais.
- Participar do desafio dos números decimais.
- Apresentar o que aprendeu em cada estação.
- Tirar dúvidas com o professor.