Aula sobre Problemas Envolvendo Adicao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula dizendo que os alunos irão aprender a resolver problemas com adição de números decimais. Essa habilidade é importante para o cotidiano dos estudantes, pois eles podem precisar somar valores em dinheiro, por exemplo. Além disso, fale para eles que a metodologia utilizada será a ‘Rotação por estações’, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação. Isso tornará a aula mais dinâmica e interativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância de saber somar números decimais. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a ‘Rotação por estações’.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Problemas com adição de números decimais

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas com adição de números decimais. Disponibilize uma lista de problemas e os alunos deverão trabalhar em grupo para resolvê-los. Exemplo: João comprou um livro por R$ 25,50 e uma caneta por R$ 3,75. Quanto ele gastou no total?

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Jogo da memória

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo da memória com números decimais. Forneça cartas com números decimais e os alunos deverão encontrar os pares corretos. Exemplo: 0,75 e 0,75

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Desafio dos números decimais

    Nesta estação, os alunos irão participar de um desafio com números decimais. Forneça um problema e os alunos deverão trabalhar em grupo para resolvê-lo. Exemplo: Maria tem R$ 15,00 e quer comprar um livro que custa R$ 12,50. Ela precisa de mais quanto dinheiro para comprar o livro?

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o que aprendeu em cada estação. Em seguida, reforce a importância de saber somar números decimais e tirar possíveis dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da adição de números decimais na matemática. Peça para os alunos compartilharem o que aprenderam com a atividade e qual a importância do tema para seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas com adição de números decimais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar uma metodologia ativa para tornar a aula mais dinâmica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas com adição de números decimais.
  • Participação e colaboração nos trabalhos em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância de saber somar números decimais.
  • Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a Rotação por estações.
  • Disponibilizar materiais e atividades para cada estação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para resolver problemas com adição de números decimais.
  • Participar do jogo da memória com números decimais.
  • Participar do desafio dos números decimais.
  • Apresentar o que aprendeu em cada estação.
  • Tirar dúvidas com o professor.