Aula sobre Problemas Envolvendo Adicao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando para os alunos que, nesta aula, eles irão trabalhar com problemas que envolvem adição de números decimais. Esses problemas podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em compras no supermercado, no cálculo de gastos com combustível em uma viagem, entre outros. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre adição de números decimais e responder a algumas questões sobre o tema. O vídeo e as questões serão disponibilizados previamente pelo professor.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, deverão criar um mapa conceitual sobre adição de números decimais, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente e auxilie os alunos durante a criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos, em grupos, irão resolver problemas que envolvem adição de números decimais, utilizando as estratégias aprendidas durante a aula. Auxilie e oriente os alunos durante a resolução dos problemas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as estratégias utilizadas na resolução dos problemas e compartilhar com a turma. Faça os comentários e esclareça possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce os conceitos aprendidos. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números decimais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na resolução dos problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Auxiliar e orientar os alunos na resolução dos problemas.
  • Fazer comentários e esclarecer dúvidas durante as apresentações dos mapas conceituais e discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.