Aula sobre Problemas Envolvendo Calculos De Porcentagem
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O tema "Problemas envolvendo cálculos de porcentagem" é muito presente no cotidiano das pessoas, desde descontos em compras até cálculo de juros em empréstimos. É importante que os alunos compreendam como funciona o cálculo de porcentagem e como ele pode ser aplicado em situações do dia a dia. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam e desenvolver habilidades importantes, como resolução de problemas e trabalho em equipe.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Problemas envolvendo cálculos de porcentagem" e explique como ele é aplicado no cotidiano das pessoas. Mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um problema envolvendo cálculo de porcentagem para trabalhar.Etapa 3 - Identificação do problema
Os grupos devem identificar o problema escolhido e descrevê-lo em seus diários de bordo. Eles devem explicar qual é o problema e como ele pode ser resolvido.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos devem gerar alternativas para a resolução do problema escolhido. Eles devem pensar em diferentes maneiras de resolver o problema e descrevê-las em seus diários de bordo.Etapa 5 - Seleção da solução
Os grupos devem selecionar a melhor alternativa para a resolução do problema escolhido. Eles devem justificar a escolha da solução e descrevê-la em seus diários de bordo.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos em seus diários de bordo para a turma. Eles devem explicar o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução selecionada.Etapa 7 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, a turma deve discutir as diferentes soluções apresentadas pelos grupos e avaliar qual delas é a mais adequada para o problema escolhido. Avalie conforme os critérios de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo cálculo de porcentagem.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de gerar alternativas para a resolução de problemas.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de avaliar diferentes soluções para um mesmo problema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Coerência e clareza na descrição do problema, das alternativas geradas e da solução selecionada.
- Capacidade de argumentação e justificativa da escolha da solução.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos e didáticos.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha do problema a ser trabalhado.
- Estimular a participação ativa dos alunos e o trabalho em equipe.
- Avaliar as soluções apresentadas pelos grupos e estimular a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Identificar um problema envolvendo cálculo de porcentagem.
- Gerar alternativas para a resolução do problema.
- Selecionar a melhor solução para o problema escolhido.
- Descrever o problema, as alternativas geradas e a solução selecionada em seus diários de bordo.
- Participar ativamente da discussão em grupo e avaliar as soluções apresentadas pelos outros grupos.