Aula sobre Problemas Envolvendo Calculos De Porcentagem

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a porcentagem é uma forma de representar uma parte de um todo em relação a 100. Por exemplo, se uma turma tem 30 alunos e 10 deles são meninas, podemos dizer que 33,3% dos alunos são meninas. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações em que o cálculo de porcentagem é utilizado, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre porcentagem e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente aos alunos um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. O objetivo é incentivar os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula. ‘Check-in’ significa como os alunos chegam e ‘Check-out’ como os alunos saem.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e entregue uma lista de problemas envolvendo cálculos de porcentagem. Os alunos devem trabalhar em grupo para resolver os problemas e registrar suas respostas no caderno. O objetivo é incentivar a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conteúdo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a resolução dos problemas, promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos. Eles podem escrever os resultados em lousa para que todos tenham acesso antes da discussão. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o processo de resolução e identificar possíveis erros ou dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações em que o cálculo de porcentagem é utilizado, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros. Os alunos devem registrar esses exemplos no caderno. Converse com os alunos para explorar sobre como o cálculo de porcentagem é aplicado nessas situações.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um ‘check-out’, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre porcentagem e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa envolvendo cálculos de porcentagem, para que os alunos possam aplicar o que aprenderam em sala de aula. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o checkout trazendo o que aprenderam em aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas envolvendo cálculo de porcentagens.
  • Incentivar a colaboração entre os alunos e a aplicação prática do conteúdo.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de resolução e identificar possíveis erros ou dúvidas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo cálculo de porcentagens.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo e no registro de aprendizagem.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o processo de resolução e identificação de possíveis erros ou dúvidas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de situações em que o cálculo de porcentagem é utilizado.
  • Dividir a turma em grupos para a resolução de problemas.
  • Promover a discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos.
  • Disponibilizar atividades para aula e para casa.

Ações do aluno

  • Registrar suas dúvidas, aprendizados e reflexões.
  • Trabalhar em grupo para resolver os problemas propostos.
  • Participar da discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos.
  • Realizar a atividade de casa.