Aula sobre Problemas Envolvendo Calculos De Porcentagem

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a porcentagem é uma forma de representar uma parte de um todo em relação a 100. Por exemplo, se uma turma tem 30 alunos e 10 deles são meninas, podemos dizer que 33,3% dos alunos são meninas. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações em que o cálculo de porcentagem é utilizado, como descontos em compras, juros em empréstimos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida. Em seguida, apresenta o tema "Problemas envolvendo cálculos de porcentagem" e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Explique a dinâmica da aula, que cada grupo, de 3 ou 4 pessoas terá um determinado tempo para fazer a atividade das estações. São três estações, cada uma durara por volta de 20 minutos.

  3. Etapa 3 - Estação 1: Resolução de problemas

    Cada grupo recebe uma lista de problemas envolvendo cálculos de porcentagem. Eles devem resolver os problemas em conjunto e registrar as respostas em uma folha de papel.

  4. Etapa 4 - Estação 2: Criação de problemas

    Cada grupo recebe uma folha de papel em branco. Eles devem criar problemas envolvendo cálculos de porcentagem para que os outros grupos resolvam. Os problemas devem ser registrados na folha de papel.

  5. Etapa 5 - Estação 3: Jogo de tabuleiro

    Cada grupo recebe um jogo de tabuleiro sobre cálculos de porcentagem. Eles devem jogar em conjunto e registrar as respostas em uma folha de papel.

  6. Etapa 6 - Estação 4: Debate - Parte 1

    Cada grupo recebe uma pergunta para debater em conjunto. As perguntas devem estar relacionadas aos problemas envolvendo cálculos de porcentagem. Oriente o debate e registre as principais ideias em uma folha de papel.

  7. Etapa 7 - Socialização

    Todos os grupos se reúnem e socializam as respostas dos problemas, os problemas criados, as respostas do jogo de tabuleiro e as principais ideias do debate. Oriente a socialização e registre as principais ideias em uma folha de papel.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    O professor avalia o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e as registra da forma que preferir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas envolvendo cálculos de porcentagem.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a aplicação dos cálculos de porcentagem em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos problemas.
  • Criatividade na elaboração dos problemas.
  • Participação ativa no jogo de tabuleiro e no debate.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.
  • Reflexão crítica sobre a aplicação dos cálculos de porcentagem.

Ações do professor

  • Orientar a atividade e explicar o objetivo da aula.
  • Dividir os alunos em grupos e orientar as estações.
  • Registrar as principais ideias e avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Resolver os problemas em grupo.
  • Criar problemas envolvendo cálculos de porcentagem.
  • Jogar o jogo de tabuleiro em grupo.
  • Participar do debate em grupo.
  • Socializar as respostas dos problemas, os problemas criados, as respostas do jogo de tabuleiro e as principais ideias do debate.