Aula sobre Problemas Envolvendo Calculos De Porcentagem

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula contextualizando o tema, apresentando exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagem, como descontos em compras, juros em empréstimos, aumento de preços, entre outros. É importante que os alunos compreendam a importância do cálculo de porcentagem em diversas situações do dia a dia.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Disponibilize aos alunos um material de estudo prévio, como um vídeo explicativo ou um texto informativo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Revisão

    Em sala de aula, revise os conceitos abordados no material de estudo prévio e esclareça possíveis dúvidas dos alunos, mas também peça para que os alunos tragam o que entenderam do vídeo.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagem e proponha aos alunos que resolvam os problemas em grupos. Divida em grupos de 4 ou 5 alunos para pensarem, em conjunto, em soluções.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Proponha uma atividade individual para que os alunos apliquem os conceitos aprendidos em situações diferentes das apresentadas anteriormente.

  6. Etapa 6 - Correção da atividade individual

    Corrija a atividade individual e esclareça possíveis dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça para que os alunos avaliem o aprendizado do tema em 1 a 5, sendo 1 “nenhum aprendizado”, e 5 “aprendizado excelente”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Aplicar os conceitos abordados em situações práticas;
  • Estimular o trabalho em grupo.
  • Promover a discussão em grupo sobre as soluções encontradas;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em sala de aula;
  • Participação ativa na resolução da atividade individual;
  • Participação ativa na resolução dos problemas em grupo;

Ações do professor

  • Disponibilizar o material de estudo prévio;
  • Revisar os conceitos abordados no material de estudo prévio;
  • Propor exercícios para resolução;
  • Apresentar exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagem;

Ações do aluno

  • Participar ativamente da revisão dos conceitos;
  • Assistir ou ler o material de estudo prévio;
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.
  • Resolver os problemas em grupo;
  • Participar ativamente da discussão em grupo.