Aula sobre Problemas Envolvendo Calculos De Porcentagem
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula contextualizando o tema, apresentando exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagem, como descontos em compras, juros em empréstimos, aumento de preços, entre outros. É importante que os alunos compreendam a importância do cálculo de porcentagem em diversas situações do dia a dia.
Etapa 1 - Pré-aula
Disponibilize aos alunos um material de estudo prévio, como um vídeo explicativo ou um texto informativo sobre o tema.Etapa 2 - Revisão
Em sala de aula, revise os conceitos abordados no material de estudo prévio e esclareça possíveis dúvidas dos alunos, mas também peça para que os alunos tragam o que entenderam do vídeo.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagem e proponha aos alunos que resolvam os problemas em grupos. Divida em grupos de 4 ou 5 alunos para pensarem, em conjunto, em soluções.Etapa 4 - Discussão em grupo
Promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 5 - Atividade individual
Proponha uma atividade individual para que os alunos apliquem os conceitos aprendidos em situações diferentes das apresentadas anteriormente.Etapa 6 - Correção da atividade individual
Corrija a atividade individual e esclareça possíveis dúvidas dos alunos.Etapa 7 - Avaliação
Peça para que os alunos avaliem o aprendizado do tema em 1 a 5, sendo 1 “nenhum aprendizado”, e 5 “aprendizado excelente”.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem;
- Aplicar os conceitos abordados em situações práticas;
- Estimular o trabalho em grupo.
- Promover a discussão em grupo sobre as soluções encontradas;
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em sala de aula;
- Participação ativa na resolução da atividade individual;
- Participação ativa na resolução dos problemas em grupo;
Ações do professor
- Disponibilizar o material de estudo prévio;
- Revisar os conceitos abordados no material de estudo prévio;
- Propor exercícios para resolução;
- Apresentar exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem porcentagem;
Ações do aluno
- Participar ativamente da revisão dos conceitos;
- Assistir ou ler o material de estudo prévio;
- Participar ativamente da discussão em sala de aula.
- Resolver os problemas em grupo;
- Participar ativamente da discussão em grupo.