Aula sobre Problemas Envolvendo Divisao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A divisão de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de medidas e receitas culinárias. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas com divisão de números decimais por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Eles irão trabalhar em grupo para criar um diário de bordo, onde irão registrar os problemas, as alternativas geradas e as soluções encontradas. Dessa forma, os alunos irão desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão de números decimais no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos práticos de situações em que a divisão de números decimais é utilizada.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Explique que eles devem trabalhar em equipe para criar um diário de bordo sobre problemas com divisão de números decimais.

  3. Etapa 3 - Definição dos problemas

    Cada grupo deve escolher um problema relacionado à divisão de números decimais para resolver. Forneça alguns exemplos de problemas para ajudar os alunos a escolherem.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem trabalhar juntos para gerar alternativas para resolver o problema escolhido. Eles devem discutir e avaliar cada alternativa antes de escolher a melhor solução.

  5. Etapa 5 - Solução do problema

    Os grupos devem resolver o problema escolhido utilizando a melhor alternativa encontrada. Eles devem registrar todos os passos da solução no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada para a turma. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas ajudou no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular a resolução de problemas por meio de estratégias diversas.
  • Utilizar estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das soluções encontradas pelos grupos.
  • Clareza e organização do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da divisão de números decimais.
  • Fornecer exemplos práticos de situações em que a divisão de números decimais é utilizada.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado à divisão de números decimais para resolver.
  • Trabalhar em equipe para gerar alternativas e encontrar a melhor solução para o problema escolhido.
  • Registrar todos os passos da solução no diário de bordo.