Aula sobre Problemas Envolvendo Divisao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A divisão de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de porcentagens, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas com divisão de números decimais por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Eles irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos irão desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem a divisão de números decimais.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Explique que cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os grupos devem criar o template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os grupos devem resolver problemas com divisão de números decimais, utilizando as estratégias aprendidas em aulas anteriores. Circule pela sala para auxiliar os grupos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo deve apresentar seu template de avaliação por pares e os problemas resolvidos. Os outros grupos devem avaliar e dar notas de acordo com os critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em futuros projetos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da divisão de números decimais para a vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular a resolução de problemas com divisão de números decimais.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Auxiliar os grupos durante a resolução dos problemas.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as avaliações recebidas.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Resolver problemas com divisão de números decimais em grupo.
  • Avaliar os projetos dos outros grupos e discutir em grupo sobre as avaliações recebidas.