Aula sobre Problemas Envolvendo Divisao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A divisão de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de medidas e receitas culinárias. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas com divisão de números decimais por meio da metodologia ativa Cultura Maker. Eles irão criar um diário de bordo em grupo, onde irão registrar os problemas, as alternativas geradas e as soluções encontradas. Dessa forma, os alunos irão desenvolver habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão de números decimais no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de problemas com divisão de números decimais e como resolvê-los. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário para registrar as informações no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os grupos devem criar o diário de bordo, que deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos na criação do diário e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo

    Os grupos devem resolver problemas com divisão de números decimais e registrar as informações no diário de bordo. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados encontrados no diário de bordo para a turma. Avalie a apresentação e dê feedbacks.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos podem fazer comentários e sugestões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação.
  • Desenvolver habilidades de registro e organização de informações.
  • Aplicar a metodologia ativa Cultura Maker.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e criativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do diário de bordo.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Apresentação clara e organizada dos resultados.
  • Trabalho em equipe e comunicação efetiva.
  • Reflexão crítica sobre a aula e a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos.
  • Avaliar as apresentações dos grupos.
  • Conduzir a reflexão final.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do diário de bordo.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Apresentar os resultados de forma clara e organizada.
  • Trabalhar em equipe e se comunicar efetivamente.
  • Refletir criticamente sobre a aula e a metodologia utilizada.