Aula sobre Problemas Envolvendo Divisao Com Numeros Decimais
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A divisão de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de porcentagens, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas com divisão de números decimais por meio da metodologia ativa Estudo de Caso. Eles irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao tema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Além disso, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia Estudo de Caso. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado à divisão de números decimais.Etapa 2 - Identificação do problema
Os grupos devem definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à divisão de números decimais. Auxilie os alunos na escolha do problema.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na busca por informações relevantes.Etapa 4 - Análise do contexto
Os grupos devem analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções. Auxilie os alunos na reflexão sobre o tema.Etapa 5 - Comparação
Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar semelhanças e diferenças. Oriente os alunos na análise dos dados.Etapa 6 - Soluções
Os grupos devem propor soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e analisadas. Auxilie os alunos na elaboração das propostas.Etapa 7 - Criação de infográficos
Os grupos devem criar infográficos para disseminar a informação obtida. Oriente os alunos na criação dos infográficos, que deverão conter lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas e analisadas. Avalie conforme os critérios de avaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com divisão de números decimais.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre temas relacionados à matemática.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em equipe.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de infográficos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
- Qualidade das propostas de solução apresentadas pelos grupos.
- Qualidade dos infográficos criados pelos grupos.
- Clareza e objetividade na comunicação das informações nos infográficos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do problema a ser trabalhado.
- Auxiliar os alunos na busca por informações relevantes.
- Orientar os alunos na análise dos dados coletados.
- Auxiliar os alunos na elaboração das propostas de solução.
- Orientar os alunos na criação dos infográficos.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado à divisão de números decimais.
- Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema.
- Analisar o contexto do problema e propor soluções.
- Criar infográficos para disseminar a informação obtida.
- Apresentar as informações coletadas e analisadas de forma clara e objetiva nos infográficos.