Aula sobre Problemas Envolvendo Divisao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A divisão de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de porcentagens, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas com divisão de números decimais por meio da metodologia ativa Estudo de Caso. Eles irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao tema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Além disso, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia Estudo de Caso. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado à divisão de números decimais.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos devem definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à divisão de números decimais. Auxilie os alunos na escolha do problema.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na busca por informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções. Auxilie os alunos na reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar semelhanças e diferenças. Oriente os alunos na análise dos dados.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos devem propor soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e analisadas. Auxilie os alunos na elaboração das propostas.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Os grupos devem criar infográficos para disseminar a informação obtida. Oriente os alunos na criação dos infográficos, que deverão conter lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas e analisadas. Avalie conforme os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com divisão de números decimais.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre temas relacionados à matemática.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em equipe.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de infográficos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
  • Qualidade das propostas de solução apresentadas pelos grupos.
  • Qualidade dos infográficos criados pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na comunicação das informações nos infográficos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser trabalhado.
  • Auxiliar os alunos na busca por informações relevantes.
  • Orientar os alunos na análise dos dados coletados.
  • Auxiliar os alunos na elaboração das propostas de solução.
  • Orientar os alunos na criação dos infográficos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à divisão de números decimais.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema.
  • Analisar o contexto do problema e propor soluções.
  • Criar infográficos para disseminar a informação obtida.
  • Apresentar as informações coletadas e analisadas de forma clara e objetiva nos infográficos.