Aula sobre Problemas Envolvendo Divisao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula abordará problemas que envolvem a divisão de números decimais. Esses problemas podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em compras no supermercado, cálculo de gastos em viagens, entre outros. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre a divisão de números decimais e responder a algumas questões sobre o conteúdo. O vídeo e as questões serão disponibilizados previamente por você.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e os subtópicos desenvolvidos. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos, em grupos, devem resolver problemas que envolvem a divisão de números decimais. Disponibilize os problemas e oriente os alunos na resolução.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as estratégias utilizadas na resolução dos problemas e apresentar para a turma. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais conceitos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com números decimais.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Disponibilizar os materiais necessários para a realização da atividade.
  • Orientar os alunos na resolução dos problemas propostos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e responder às questões propostas.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Resolver os problemas propostos em grupo.