Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do 2 Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A equação do 2° grau é um tema importante na Matemática, pois é utilizada em diversas áreas, como na Física, na Engenharia e na Economia. Além disso, é possível encontrar situações cotidianas que podem ser representadas por essa equação, como o cálculo da altura máxima de um objeto lançado ao ar ou o cálculo do tempo necessário para encher um tanque de água.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da equação do 2° grau na Matemática e em outras áreas. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que este tipo de equação é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza as equações do 2° grau em sua rotina (tal como um projetista de foguete) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e os alunos irão discutir em conjunto as informações apresentadas. Acompanhe e apoie na discussão.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Proponha problemas envolvendo equações do 2° grau para os alunos resolverem em grupo. Os problemas devem ser contextualizados e apresentados de forma clara e objetiva. Forneça uma ficha para cada grupo, contendo um resumo do assunto da aula e exemplos práticos e didáticos que vão apoiar os alunos na resolução dos problemas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar a resolução dos problemas propostos e explicar como chegaram às soluções. Valorize as estratégias dos alunos, apresente os erros como oportunidade de aprendizagem e mostre que sempre há mais de uma solução para o mesmo problema.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Medie uma discussão coletiva acerca da atividade, destacando os pontos fortes das soluções apresentadas, como também, os desafios enfrentados pelos grupos para resolver os problemas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da equação do 2° grau na Matemática e em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os estudantes.
  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos que possam apoiar o professor e os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolução de problemas envolvendo equações do 2° grau.
  • Participação ativa na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da equação do 2° grau na Matemática e em outras áreas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na resolução dos problemas propostos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre o tema proposto.
  • Resolver os problemas propostos em grupo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e trocar ideias sobre as diferentes formas de resolver os problemas.