Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do 2 Grau
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A equação do 2° grau é uma das principais ferramentas da Matemática para resolver problemas que envolvem a relação entre grandezas. Ela pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de trajetórias de objetos em queda livre, na determinação de raízes de plantas, na análise de custos e receitas de empresas, entre outras. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo equações do 2° grau e também a elaborar seus próprios problemas.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre equações do 2° grau e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, revise os conceitos básicos de equação do 2° grau, como coeficientes, termos independentes, raízes, entre outros. Os alunos irão acompanhar a revisão em seus modelos de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Exemplos práticos
Peça aos alunos para pesquisarem exemplos práticos de problemas envolvendo equações do 2° grau, como o cálculo de trajetórias de objetos em queda livre, a determinação de raízes de plantas, entre outros. Para isso, disponibilize recursos para que os alunos possam pesquisar, sejam outros livros e materiais de apoio ou, até mesmo, o uso da internet como ferramenta de pesquisa. Oriente os alunos a estudarem estes exemplos e fazerem suas anotações no registro de aprendizagem.Etapa 4 - Elaboração de problemas
Os alunos irão trabalhar em grupos para elaborar seus próprios problemas envolvendo equações do 2° grau. Eles deverão utilizar o modelo de registro de aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento do trabalho e registrar suas ideias. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos problemas
Cada grupo irá apresentar seu problema para a turma. Os demais alunos irão acompanhar a apresentação, podendo fazer perguntas, contribuições e tirar dúvidas.Etapa 6 - Resolução dos problemas
Os alunos irão resolver os problemas elaborados pelos demais grupos. Eles deverão utilizar o modelo de registro de aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento do trabalho e registrar suas soluções.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os principais conceitos trabalhados. Aproveite e peça para os alunos fazerem o check-out no modelo de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que você aprendeu sobre equações do 2° grau?".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.
- Estimular a criatividade e a capacidade de elaboração de problemas pelos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos, por meio do trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de registro e acompanhamento do processo de aprendizagem, por meio do uso do modelo de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver problemas envolvendo equações do 2° grau.
- Capacidade de elaborar problemas envolvendo equações do 2° grau.
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Uso adequado do modelo de registro de aprendizagem.
- Compreensão dos conceitos básicos de equação do 2° grau.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância no cotidiano dos alunos.
- Revisar os conceitos básicos de equação do 2° grau.
- Disponibilizar recursos e materiais para que os alunos pesquisem exemplos práticos de problemas envolvendo equações do 2° grau.
- Orientar os alunos na elaboração de seus próprios problemas.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos no trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Acompanhar a revisão dos conceitos básicos de equação do 2° grau em seus modelos de registro de aprendizagem.
- Pesquisar exemplos e elaborar seus próprios problemas envolvendo equações do 2° grau, utilizando o modelo de registro de aprendizagem.
- Resolver os problemas elaborados pelos demais grupos, utilizando o modelo de registro de aprendizagem.
- Participar e colaborar no trabalho em grupo.
- Registrar suas conclusões e aprendizados em seus modelos de registro de aprendizagem.