Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do 2 Grau

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A equação do 2° grau é um tema muito importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no cálculo de trajetórias de objetos em queda livre, na determinação de raízes de plantas, na construção de pontes e edifícios, entre outros. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância das equações do 2° grau. Compartilhe exemplos práticos destas equações encontradas no cotidiano dos alunos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e solicite que escolham um dos problemas, previamente selecionados por você, para trabalhar durante a aula. Sugira temas relacionados à realidade dos alunos, como trajetória de objetos em queda livre, tais como foguetes de garrafa pet, muito comum em competições realizadas nas escolas.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Oriente os alunos na escolha do problema, sugerindo questões como "Qual a interpretação de vocês em relação ao uso desta equação do 2° grau para representar este problema?" ou "Que problema esta equação do 2° grau está nos apresentando?". Inclusive, sugira perguntas mais específicas conforme o tema escolhido, por exemplo: “Como representar a trajetória ideal de um objeto (foguete) em queda livre?".

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisar em sites e livros e coletar dados para responder à pergunta formulada na etapa anterior. Destaque aos alunos a importância de buscar as informações em fontes de dados confiáveis.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar as informações coletadas e discutir o que causa o problema e se é possível evitá-lo.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, quando possível. Por exemplo: "A trajetória ideal de um objeto em queda livre deve seguir as premissas teóricas da Física".

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os alunos irão propor soluções para o problema identificado. Por exemplo: "Realizar oficinas com foco na prototipagem de foguetes junto aos professores de Matemática e Física, de modo que os alunos possam aprender todo o arcabouço teórico necessário para criarem seus projetos". Por fim, peça aos alunos para criarem infográficos sobre a pesquisa realizada por eles, os quais, inclusive, além de serem usados na apresentação, poderão ser espalhados pela escola, bem como compartilhados com toda a comunidade.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos irão apresentar os infográficos para disseminar a informação obtida durante o estudo de caso. Os grupos devem explicar o problema identificado, os dados coletados, a análise do contexto e as soluções propostas. Avalie a apresentação dos grupos e forneça feedbacks. Por fim, conclua a aula retomando os principais pontos discutidos com os alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações relevantes para a resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir soluções para problemas reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e coleta de informações.
  • Qualidade do infográfico produzido.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções propostas.
  • Coerência entre as informações apresentadas e as soluções propostas.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os grupos na coleta e análise de informações.
  • Estimular a discussão e a colaboração entre os membros do grupo.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema e identificar um problema relacionado a ele.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações relevantes.
  • Analisar as informações coletadas e discutir soluções para o problema identificado.
  • Criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema e as soluções propostas.
  • Apresentar o infográfico para a turma e discutir as soluções propostas.