Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do 2 Grau
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das equações do 2° grau. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema e aproveite este momento para avaliar o nível de conhecimento deles sobre o assunto. Aproveite este momento para explicar os pontos-chave do conteúdo, que serão necessários para as atividades.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre equações do 2° grau. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Resolução de equações do 2° grau
Nesta estação, os alunos irão resolver equações do 2° grau por meio da fórmula de Bhaskara. Disponibilize alguns exemplos práticos e didáticos, como também, a lista de exercícios para que os alunos possam praticar.
Estação 2 - Aplicação de equações do 2° grau
Nesta estação, os alunos irão aplicar as equações do 2° grau em problemas do cotidiano. Para isso, compartilhe uma série de situações-problema com os alunos, para que eles possam aplicar o conhecimento na resolução dos problemas. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.
Estação 3 - Criação de problemas
Nesta estação, os alunos irão criar problemas que possam ser resolvidos por meio de equações do 2° grau. Oriente os alunos na criação dos problemas e disponibilize exemplos para que os alunos possam se inspirar.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos irão se reunir em um grupo para discutir o que aprenderam. Cada grupo irá debater sobre os exercícios resolvidos e os problemas criados, destacando os desafios e aprendizados e tirando dúvidas com os colegas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática. Para isso, compartilhe uma situação-problema real e peça aos alunos para resolverem utilizando equação do 2° grau. Oriente que façam em uma folha à parte para poder recolher e avaliar posteriormente.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Fechamento
Faça uma reflexão sobre a aula e como a metodologia Rotação por estações contribuiu para o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de problemas.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de resolver equações do 2° grau por meio da fórmula de Bhaskara.
- Capacidade de aplicar as equações do 2° grau em problemas do cotidiano.
- Capacidade de criar problemas que possam ser resolvidos por meio de equações do 2° grau.
Ações do professor
- Orientar os alunos na resolução de exercícios e problemas.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de problemas.
- Fazer a mediação entre os grupos e garantir que todos os alunos estejam envolvidos na atividade.
Ações do aluno
- Resolver exercícios e problemas relacionados ao tema.
- Criar problemas que possam ser resolvidos por meio de equações do 2° grau.
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.