Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do 2 Grau

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A equação do 2° grau é uma das principais ferramentas da Matemática para resolver problemas que envolvem a relação entre grandezas. Ela pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de trajetórias de objetos em queda livre, na determinação de raízes de plantas, na análise de custos e receitas de empresas, entre outras. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo equações do 2° grau, a partir de situações-problema práticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das equações do 2° grau. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema e aproveite este momento para avaliar o nível de conhecimento deles sobre o assunto. Aproveite este momento para explicar os pontos-chave do conteúdo, que serão necessários para as atividades.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre equações do 2° grau. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Resolução de equações do 2° grau

    Nesta estação, os alunos irão resolver equações do 2° grau por meio da fórmula de Bhaskara. Disponibilize alguns exemplos práticos e didáticos, como também, a lista de exercícios para que os alunos possam praticar.

    Estação 2 - Aplicação de equações do 2° grau

    Nesta estação, os alunos irão aplicar as equações do 2° grau em problemas do cotidiano. Para isso, compartilhe uma série de situações-problema com os alunos, para que eles possam aplicar o conhecimento na resolução dos problemas. Acompanhe os alunos e tire dúvidas.

    Estação 3 - Criação de problemas

    Nesta estação, os alunos irão criar problemas que possam ser resolvidos por meio de equações do 2° grau. Oriente os alunos na criação dos problemas e disponibilize exemplos para que os alunos possam se inspirar.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em um grupo para discutir o que aprenderam. Cada grupo irá debater sobre os exercícios resolvidos e os problemas criados, destacando os desafios e aprendizados e tirando dúvidas com os colegas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática. Para isso, compartilhe uma situação-problema real e peça aos alunos para resolverem utilizando equação do 2° grau. Oriente que façam em uma folha à parte para poder recolher e avaliar posteriormente.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma reflexão sobre a aula e como a metodologia Rotação por estações contribuiu para o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de problemas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver equações do 2° grau por meio da fórmula de Bhaskara.
  • Capacidade de aplicar as equações do 2° grau em problemas do cotidiano.
  • Capacidade de criar problemas que possam ser resolvidos por meio de equações do 2° grau.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na resolução de exercícios e problemas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de problemas.
  • Fazer a mediação entre os grupos e garantir que todos os alunos estejam envolvidos na atividade.

Ações do aluno

  • Resolver exercícios e problemas relacionados ao tema.
  • Criar problemas que possam ser resolvidos por meio de equações do 2° grau.
  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.