Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do 2 Grau

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A equação do 2° grau é uma das principais ferramentas da Matemática para resolver problemas que envolvem a relação entre grandezas. Ela pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de trajetórias de objetos em queda livre, na determinação de raízes de plantas, na análise de custos e receitas de empresas, entre outras. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo equações do 2° grau e também a elaborar seus próprios problemas.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos irão estudar o conteúdo da aula de forma prévia, utilizando materiais didáticos disponibilizados pelo professor, como textos, exercícios e vídeos complementares.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da equação do 2° grau. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto, que pode ser encontrado em plataformas digitais como o YouTube.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o conteúdo estudado previamente, como também, o conteúdo do vídeo assistido em sala. Com base na discussão, eles precisam elaborar exemplos práticos de problemas envolvendo equações do 2° grau. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo irá apresentar seus exemplos para a turma. Os demais alunos irão avaliar os exemplos apresentados e dar feedbacks construtivos.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em sala

    Proponha problemas envolvendo equações do 2° grau para serem resolvidos em sala de aula, utilizando a metodologia da resolução de problemas. Os alunos irão trabalhar em grupos para encontrar as soluções.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Compartilhe o modelo de Dinâmica dos 3 Qs (“Que bom”, “Que pena” e “Que tal”) com os alunos e peça para eles avaliarem a atividade, dando sugestões para melhorias. Recolha os modelos para avaliação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais conceitos trabalhados. Os alunos poderão tirar dúvidas finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvem equações do 2° grau.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de elaboração de problemas pelos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para potencializar o aprendizado dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas e realização das atividades pré-aula.
  • Resolução correta dos problemas propostos em sala de aula.
  • Qualidade dos exemplos práticos elaborados pelos alunos.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
  • Capacidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da equação do 2° grau.
  • Disponibilizar materiais didáticos para estudo prévio dos alunos.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Propor problemas envolvendo equações do 2° grau para serem resolvidos em sala de aula.
  • Avaliar os modelos de Dinâmica dos 3 Qs preenchidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o conteúdo da aula previamente.
  • Discutir o conteúdo estudado em grupo e elaborar exemplos práticos de problemas envolvendo equações do 2° grau.
  • Avaliar os exemplos apresentados pelos demais grupos e dar feedbacks construtivos.
  • Trabalhar em grupo para encontrar as soluções dos problemas propostos em sala de aula.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e dando sugestões para melhorias.