Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A equação do primeiro grau é uma das primeiras equações que os alunos aprendem na escola. Ela é uma ferramenta importante para resolver problemas matemáticos e pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas que envolvem equações do primeiro grau e a criar seus próprios problemas.

Exemplos práticos:

- Um pacote com 5 lápis e 3 borrachas custa R$ 7,50. Quanto custa cada lápis e cada borracha separadamente?

- Um carro percorre 12 km com 1 litro de gasolina. Quantos litros de gasolina serão necessários para percorrer 60 km?

- Um terreno retangular tem 20 metros de comprimento e 15 metros de largura. Qual é a área desse terreno?


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos um problema que envolve equação do primeiro grau e peça que eles discutam em grupo possíveis soluções. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pelo tema e estimular a criatividade.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, em grupos, devem criar problemas que possam ser resolvidos por meio de equações do primeiro grau. Eles devem pensar em situações do cotidiano que possam ser representadas por equações do tipo ax + b = c.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem trocar os problemas criados e resolvem os problemas uns dos outros. O objetivo é que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos para resolver problemas diferentes dos que eles mesmos criaram.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para registrar os problemas criados e resolvidos em grupo. O objetivo é que eles possam acompanhar o próprio processo de aprendizagem e compartilhar com os colegas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos devem apresentar os problemas criados e resolvidos para a turma. O objetivo é que os alunos compartilhem as soluções encontradas e aprendam com os colegas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o processo de aprendizagem, destacando os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados. O objetivo é que os alunos possam avaliar o próprio desempenho e identificar os aspectos que precisam ser aprimorados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos são avaliados conforme os seguintes critérios:

    \- Capacidade de resolver problemas que possam ser representados por equações do primeiro grau;

    \- Participação nas atividades em grupo;

    \- Qualidade do diário de bordo;

    \- Apresentação dos problemas criados e resolvidos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que possam ser representados por equações do primeiro grau;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de registrar e acompanhar o próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas que possam ser representados por equações do primeiro grau;
  • Participação nas atividades em grupo;
  • Qualidade do diário de bordo;
  • Apresentação dos problemas criados e resolvidos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema;
  • Estimular a criatividade dos alunos na geração de problemas;
  • Orientar os alunos na resolução dos problemas;
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de aprendizagem;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Criar problemas que possam ser resolvidos por meio de equações do primeiro grau;
  • Resolver os problemas criados pelos colegas;
  • Registrar o próprio processo de aprendizagem no diário de bordo;
  • Apresentar os problemas criados e resolvidos para a turma.