Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A equação do primeiro grau é um tema muito importante na Matemática, pois ela é usada para resolver problemas do cotidiano. Por exemplo, em situações de compra e venda, é necessário saber calcular o valor total a pagar ou o valor de cada parcela. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos irão criar um diário de bordo para resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau. Eles irão aprender a identificar o problema, gerar alternativas e encontrar soluções de forma colaborativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e metodologia

    Apresente o tema da aula e explique como será a metodologia Cultura Maker. Os alunos serão divididos em grupos de até 4 pessoas e cada grupo receberá uma folha de papel para criar o diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá escolher um problema envolvendo equação do primeiro grau. Forneça exemplos práticos para ajudar na escolha do problema. Os alunos deverão anotar o problema no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá gerar pelo menos duas alternativas para resolver o problema. Os alunos deverão anotar as alternativas no diário de bordo e justificar cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e resolver o problema. Os alunos deverão anotar a solução no diário de bordo, mostrando todo o processo de resolução.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada. Os outros grupos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos deverão refletir sobre o processo de resolução do problema e sobre a metodologia Cultura Maker. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os pontos principais e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão sobre o processo de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do problema.
  • Geração de alternativas relevantes.
  • Solução correta do problema.
  • Participação ativa durante a aula.
  • Qualidade da apresentação.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia.
  • Fornecer exemplos práticos para ajudar na escolha do problema.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Dar feedbacks construtivos durante a aula.
  • Encerrar a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relevante.
  • Gerar alternativas criativas e justificá-las.
  • Resolver o problema de forma correta.
  • Participar ativamente durante a aula.
  • Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.