Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A equação do primeiro grau é uma das primeiras equações que os alunos aprendem na escola. Ela é uma ferramenta importante para resolver problemas matemáticos e pode ser aplicada em diversas situações do cotidiano. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau e a criar seus próprios problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da equação do primeiro grau. Em seguida, proponha aos alunos que criem um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e expectativas dos usuários da equação do primeiro grau.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as necessidades e expectativas dos usuários da equação do primeiro grau.

  3. Etapa 3 - Identificação de problemas

    Com base no mapa de empatia, os alunos devem identificar os principais problemas enfrentados pelos usuários da equação do primeiro grau.

  4. Etapa 4 - Solução de problemas

    Os alunos devem propor soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.

  5. Etapa 5 - Criação de problemas

    Os alunos devem criar seus próprios problemas envolvendo equações do primeiro grau. Eles podem usar exemplos do cotidiano ou criar situações hipotéticas.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver os problemas criados por seus colegas. Oriente-os e ajude-os a entender os conceitos envolvidos na resolução de equações do primeiro grau.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. Os alunos também devem avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criar problemas matemáticos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau.
  • Criatividade na criação de problemas matemáticos.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Clareza e objetividade na comunicação.
  • Capacidade de avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na identificação e solução de problemas.
  • Orientar os alunos na criação de problemas matemáticos.
  • Acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Identificar e solucionar problemas envolvendo equações do primeiro grau.
  • Criar problemas matemáticos envolvendo equações do primeiro grau.
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.