Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os problemas envolvendo equações do primeiro grau são muito comuns no cotidiano dos estudantes, pois eles podem ser encontrados em situações simples, como o cálculo de preços em promoções ou o tempo necessário para percorrer uma determinada distância. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, fazendo uso das propriedades da igualdade. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Explique aos alunos o objetivo da aula e como ela será desenvolvida. Em seguida, os alunos deverão criar seus templates de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Resolvendo problemas
Apresente exemplos práticos de problemas envolvendo equações do primeiro grau. Os alunos deverão resolver esses problemas em duplas ou trios, utilizando as propriedades da igualdade.Etapa 3 - Elaborando problemas
Os alunos deverão criar seus próprios problemas envolvendo equações do primeiro grau. Eles deverão trocar os problemas criados com outros colegas e resolvê-los em duplas ou trios.Etapa 4 - Check-out
Os alunos deverão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula, os problemas que resolveram e criaram, e como se sentiram em relação ao conteúdo. Avalie esses registros e dê feedbacks aos alunos.Etapa 5 - Reforço
Identifique os alunos que tiveram mais dificuldade na resolução dos problemas e ofereça reforço individualizado.Etapa 6 - Exercícios em grupo
Os alunos deverão resolver exercícios em grupo, utilizando as propriedades da igualdade.Etapa 7 - Check-out final
Os alunos deverão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula, os exercícios que resolveram em grupo e como se sentiram em relação ao conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na elaboração de problemas.
- Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e participativa.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver e elaborar problemas envolvendo equações do primeiro grau.
- Participação dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade dos registros no template de registro de aprendizagem.
- Participação e colaboração dos alunos nos exercícios em grupo.
- Feedback dos alunos sobre a metodologia utilizada.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.
- Apresentar exemplos práticos de problemas envolvendo equações do primeiro grau.
- Oferecer reforço individualizado aos alunos que tiverem mais dificuldade.
- Avaliar os registros dos alunos no template de registro de aprendizagem e dar feedbacks.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
- Resolver problemas em duplas ou trios, utilizando as propriedades da igualdade.
- Elaborar seus próprios problemas envolvendo equações do primeiro grau.
- Registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como se sentiram em relação ao conteúdo.
- Participar e colaborar nos exercícios em grupo.