Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os problemas envolvendo equações do primeiro grau são muito comuns no cotidiano dos estudantes, pois eles podem ser encontrados em situações simples, como o cálculo de preços em promoções ou o tempo necessário para percorrer uma determinada distância. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, fazendo uso das propriedades da igualdade. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Explique aos alunos o objetivo da aula e como ela será desenvolvida. Em seguida, os alunos deverão criar seus templates de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Resolvendo problemas

    Apresente exemplos práticos de problemas envolvendo equações do primeiro grau. Os alunos deverão resolver esses problemas em duplas ou trios, utilizando as propriedades da igualdade.

  3. Etapa 3 - Elaborando problemas

    Os alunos deverão criar seus próprios problemas envolvendo equações do primeiro grau. Eles deverão trocar os problemas criados com outros colegas e resolvê-los em duplas ou trios.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos deverão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula, os problemas que resolveram e criaram, e como se sentiram em relação ao conteúdo. Avalie esses registros e dê feedbacks aos alunos.

  5. Etapa 5 - Reforço

    Identifique os alunos que tiveram mais dificuldade na resolução dos problemas e ofereça reforço individualizado.

  6. Etapa 6 - Exercícios em grupo

    Os alunos deverão resolver exercícios em grupo, utilizando as propriedades da igualdade.

  7. Etapa 7 - Check-out final

    Os alunos deverão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula, os exercícios que resolveram em grupo e como se sentiram em relação ao conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na elaboração de problemas.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e participativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver e elaborar problemas envolvendo equações do primeiro grau.
  • Participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos registros no template de registro de aprendizagem.
  • Participação e colaboração dos alunos nos exercícios em grupo.
  • Feedback dos alunos sobre a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e como ela será desenvolvida.
  • Apresentar exemplos práticos de problemas envolvendo equações do primeiro grau.
  • Oferecer reforço individualizado aos alunos que tiverem mais dificuldade.
  • Avaliar os registros dos alunos no template de registro de aprendizagem e dar feedbacks.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.
  • Resolver problemas em duplas ou trios, utilizando as propriedades da igualdade.
  • Elaborar seus próprios problemas envolvendo equações do primeiro grau.
  • Registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como se sentiram em relação ao conteúdo.
  • Participar e colaborar nos exercícios em grupo.