Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre problemas envolvendo equações do primeiro grau e como resolvê-los. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, mostrando como ele pode ser encontrado no cotidiano dos estudantes. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos diferentes que serão responsáveis por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema aos alunos, mostrando exemplos práticos de como as equações do primeiro grau podem ser encontradas no cotidiano. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações será utilizada para ensinar o tema.Etapa 2 - Estação 1
Os alunos deverão ver um vídeo ou ler tum texto com uma explicação sobre equação de primeiro grau e um exemplo de resolução de problema.Etapa 3 - Estação 2
Os alunos do grupo 1 deverão resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau. Esteja presente para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.Etapa 4 - Estação 3
Os alunos do grupo 2 deverão criar problemas envolvendo equações do primeiro grau. Esteja presente para auxiliar os alunos na criação dos problemas e também para avaliar se os problemas criados estão corretos.Etapa 5 - Estação 3
Os alunos do grupo 3 deverão resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau, porém, os problemas serão apresentados de forma lúdica, utilizando jogos e atividades que estimulem o raciocínio lógico. Disponibilize esses problemas de forma lúdica.Etapa 6 - Discussão
Reúna todos os alunos e faça uma revisão do que foi aprendido na aula. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e dúvidas que surgiram durante a atividade.Etapa 7 - Conclusão
Avalie a participação dos alunos em sala de aula trazendo pontos positivos e de melhoria na atividade
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, fazendo uso das propriedades da igualdade.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau.
- Capacidade dos alunos em criar problemas envolvendo equações do primeiro grau.
- Participação dos alunos nas atividades em grupo.
- Desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema aos alunos, mostrando exemplos práticos de como as equações do primeiro grau podem ser encontradas no cotidiano.
- Auxiliar os alunos na criação dos problemas e também para avaliar se os problemas criados estão corretos.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Estar presente em todas as estações para tirar dúvidas e auxiliar os alunos que tiverem dificuldades.
Ações do aluno
- Resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau.
- Criar problemas envolvendo equações do primeiro grau.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade.