Aula sobre Problemas Envolvendo Equacao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a equação do primeiro grau é uma ferramenta matemática que nos ajuda a resolver problemas do dia a dia, como calcular o preço de um produto em promoção ou a quantidade de dinheiro que precisamos economizar para comprar algo. Mostre exemplos práticos e reais para os alunos entenderem a importância desse conteúdo.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare uma lista de problemas envolvendo equação do primeiro grau para serem resolvidos pelos alunos. Esses problemas devem ser desafiadores e interessantes para motivar os estudantes.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize um vídeo explicativo sobre equação do primeiro grau para os alunos assistirem em casa. O vídeo deve ser curto e objetivo, com duração de no máximo 10 minutos.

  3. Etapa 3 - Template Dinâmica dos 3 Qs

    Na aula seguinte, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver os problemas propostos pelo professor em sala de aula. Tire dúvidas e auxilie os estudantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados dos problemas resolvidos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Avalie a participação e o desempenho dos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre os problemas resolvidos pelos alunos. Os estudantes devem compartilhar suas soluções e estratégias utilizadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações do dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos estudantes na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na resolução dos problemas.
  • Utilização correta do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações do dia a dia.

Ações do professor

  • Preparar uma lista de problemas desafiadores e interessantes.
  • Disponibilizar um vídeo explicativo sobre equação do primeiro grau.
  • Estar disponível para tirar dúvidas e auxiliar os estudantes.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo em casa.
  • Resolver os problemas propostos pelo professor em sala de aula.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.