Aula sobre Problemas Envolvendo Fracoes
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. A aula abordará problemas envolvendo frações, onde os alunos irão aprender a associar razões com frações, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, onde os alunos irão criar um template com 5 etapas para resolver problemas envolvendo frações.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância das frações na matemática e no cotidiano. Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia Design Sprint.Etapa 2 - Entender
Os alunos devem pesquisar e discutir em grupos sobre problemas envolvendo frações, como, por exemplo, dividir uma pizza em partes iguais para que cada pessoa receba uma fração igual. O objetivo é que os alunos entendam o conceito de frações e como elas podem ser aplicadas em situações cotidianas.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos devem criar um template com 5 etapas para resolver problemas envolvendo frações, utilizando a metodologia Design Sprint. Eles devem pensar em exemplos práticos e didáticos para cada etapa, como, por exemplo, desenhar uma pizza dividida em frações para ilustrar o problema.Etapa 4 - Decidir
Os grupos devem apresentar seus templates e discutir em conjunto qual é o melhor modelo para resolver problemas envolvendo frações. O objetivo é que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e a tomar decisões em conjunto.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos devem aplicar o template escolhido para resolver um problema envolvendo frações, como, por exemplo, dividir uma torta em partes iguais para que cada pessoa receba uma fração igual. O objetivo é que os alunos apliquem o que aprenderam e desenvolvam a habilidade de resolver problemas envolvendo frações.Etapa 6 - Testar
Os grupos devem apresentar suas soluções e discutir em conjunto as diferentes abordagens utilizadas. O objetivo é que os alunos aprendam a avaliar diferentes soluções e a identificar as melhores práticas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância das frações na matemática e no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo frações.
- Estimular o trabalho em equipe e a tomada de decisões em conjunto.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar diferentes soluções e identificar as melhores práticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade do template criado pelos alunos.
- Qualidade da solução apresentada pelos grupos.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia Design Sprint.
- Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo sobre problemas envolvendo frações.
- Criar um template com 5 etapas para resolver problemas envolvendo frações.
- Aplicar o template escolhido para resolver um problema envolvendo frações.