Aula sobre Problemas Envolvendo Fracoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. A aula abordará problemas envolvendo frações, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Os alunos serão incentivados a criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as necessidades e desafios das pessoas envolvidas em um problema. Com isso, eles poderão desenvolver soluções mais criativas e eficazes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Problemas envolvendo frações" e explicar a importância do assunto no cotidiano. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e receber a tarefa de criar um mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem escolher um problema envolvendo frações e preencher o mapa de empatia com informações sobre as pessoas envolvidas no problema.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve apresentar o problema que escolheu e explicar as informações contidas no mapa de empatia. Em seguida, os alunos devem discutir em conjunto qual é o problema mais relevante e desafiador.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento de soluções

    Os alunos devem trabalhar em seus grupos para desenvolver soluções criativas e eficazes para o problema escolhido. Eles devem utilizar as frações para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para o problema escolhido. Avalie as soluções e dê feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o processo de criação do mapa de empatia e desenvolvimento das soluções. Eles devem compartilhar suas experiências e aprendizados com a turma.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como, por exemplo, pesquisar outras situações do cotidiano que envolvam frações e criar um mapa de empatia para cada uma delas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar frações para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na resolução de problemas envolvendo frações.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe dos alunos na criação de soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das frações na resolução dos problemas.
  • Criatividade e originalidade das soluções apresentadas.
  • Coerência e consistência das informações contidas no mapa de empatia.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação do mapa de empatia e desenvolvimento das soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do assunto no cotidiano.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e no desenvolvimento das soluções.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o processo de criação do mapa de empatia e desenvolvimento das soluções.
  • Propor tarefas de casa para aprofundar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios das pessoas envolvidas em um problema envolvendo frações.
  • Identificar o problema mais relevante e desafiador.
  • Desenvolver soluções criativas e eficazes para o problema escolhido.
  • Apresentar as soluções para a turma e receber feedbacks construtivos.
  • Refletir sobre o processo de criação do mapa de empatia e desenvolvimento das soluções.