Aula sobre Problemas Envolvendo Fracoes
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. A aula abordará problemas envolvendo frações, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema para apresentar, identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Para desenvolver o tema e seus subtópicos, os alunos irão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a associação entre razão e fração na resolução de problemas.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a metodologia Estudo de Caso. Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema para apresentar.Etapa 2 - Identificação do problema
Os grupos devem definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os grupos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para coletar dados sobre o problema identificado.Etapa 4 - Análise do contexto
Os grupos devem analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.Etapa 5 - Comparação
Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para verificar a veracidade das informações coletadas.Etapa 6 - Soluções
Os grupos devem propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação.Etapa 7 - Apresentação dos infográficos
Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma e discutir as soluções propostas. Avalie conforme os critérios de avaliação e conclua retomando o tema da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a associação entre razão e fração na resolução de problemas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e proposição de soluções.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na metodologia Estudo de Caso.
- Qualidade dos dados coletados e análise do contexto.
- Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
- Coerência e efetividade das soluções propostas pelos grupos.
- Apresentação clara e objetiva dos infográficos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
- Auxiliar os grupos na coleta e análise dos dados.
- Estimular a criatividade e a proposição de soluções pelos grupos.
- Avaliar a qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
- Mediar a apresentação dos infográficos para a turma.
Ações do aluno
- Escolher um tema para apresentar e identificar um problema relacionado.
- Realizar entrevistas e pesquisas para coletar dados sobre o problema.
- Analisar o contexto do problema e comparar os dados coletados com dados oficiais.
- Propor soluções para o problema e criar um infográfico para disseminar a informação.
- Apresentar o infográfico para a turma e discutir as soluções propostas pelos grupos.