Aula sobre Problemas Envolvendo Fracoes

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações do nosso cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. A aula abordará problemas envolvendo frações, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema para apresentar, identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Para desenvolver o tema e seus subtópicos, os alunos irão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a associação entre razão e fração na resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia Estudo de Caso. Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema para apresentar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos devem definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para coletar dados sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para verificar a veracidade das informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos devem propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma e discutir as soluções propostas. Avalie conforme os critérios de avaliação e conclua retomando o tema da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a associação entre razão e fração na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e proposição de soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na metodologia Estudo de Caso.
  • Qualidade dos dados coletados e análise do contexto.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
  • Coerência e efetividade das soluções propostas pelos grupos.
  • Apresentação clara e objetiva dos infográficos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os grupos na coleta e análise dos dados.
  • Estimular a criatividade e a proposição de soluções pelos grupos.
  • Avaliar a qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
  • Mediar a apresentação dos infográficos para a turma.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para apresentar e identificar um problema relacionado.
  • Realizar entrevistas e pesquisas para coletar dados sobre o problema.
  • Analisar o contexto do problema e comparar os dados coletados com dados oficiais.
  • Propor soluções para o problema e criar um infográfico para disseminar a informação.
  • Apresentar o infográfico para a turma e discutir as soluções propostas pelos grupos.