Aula sobre Problemas Envolvendo Fracoes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Frações são uma parte importante da matemática e estão presentes em muitas situações cotidiano, como em receitas culinárias, medidas de comprimento e tempo, entre outras. A aula abordará problemas envolvendo frações, onde os alunos irão aprender a associar razões com frações e aplicá-las na resolução de problemas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância das frações na matemática e no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Razão e fração

    Nesta estação, os alunos devem aprender a associar razões com frações. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Problemas envolvendo frações

    Nesta estação, os alunos devem resolver problemas envolvendo frações. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como problemas de divisão de alimentos em partes iguais, cálculo de porcentagens, entre outros.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogos com frações

    Nesta estação, os alunos devem jogar jogos que envolvem frações. Apresente jogos didáticos que ajudam a fixar o conteúdo, como jogos de dominó de frações, jogos de memória, entre outros.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma revisão do conteúdo apresentado nas estações. Em seguida, proponha uma atividade em grupo para que os alunos apliquem o que aprenderam na resolução de problemas envolvendo frações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar razões com frações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo frações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em associar razões com frações.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo frações.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema em cada estação.
  • Propor atividades em grupo para aplicação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação.
  • Colaborar com os colegas de grupo na resolução de problemas.
  • Aplicar o conteúdo aprendido na atividade em grupo proposta pelo professor.