Aula sobre Problemas Envolvendo Fracoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Frações são um conceito matemático muito importante e presente em diversas situações do nosso cotidiano, como na cozinha, na hora de dividir uma pizza ou um bolo, por exemplo. Além disso, as frações também são utilizadas em diversas áreas, como na engenharia, na arquitetura e na economia. Nesta aula, serão trabalhados problemas envolvendo frações, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de utilizar a associação entre razão e fração na resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância das frações no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre o tema "Problemas envolvendo frações" e responder a algumas questões sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online, como o YouTube.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em grupos e devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual pode ser criado em papel ou em plataformas online, como o MindMeister.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas envolvendo frações, utilizando a associação entre razão e fração. Proponha problemas que envolvam situações cotidianas, como dividir uma pizza entre amigos ou calcular a porcentagem de desconto em uma loja.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as soluções dos problemas propostos por você, trocando ideias e esclarecendo dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula, reforçando a importância das frações e da associação entre razão e fração na resolução de problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar a associação entre razão e fração na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa, relacionando o conteúdo com situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos pelo professor.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Propor problemas que envolvam situações cotidianas.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tema e responder às questões propostas.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Resolver os problemas propostos pelo professor.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.