Aula sobre Problemas Envolvendo Funcao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A função do primeiro grau é uma das mais importantes da Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em problemas de cálculo de distância, velocidade, tempo e custo. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo função do primeiro grau, a partir do uso de mapas de empatia, que irão ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios das pessoas envolvidas no problema, e assim, encontrar soluções mais eficientes e criativas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da função do primeiro grau no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos práticos de problemas envolvendo função do primeiro grau, como cálculo de distância, velocidade, tempo e custo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza funções do primeiro grau em sua rotina (tal como um empreendedor que precisa calcular os custos da sua empresa) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar o problema envolvendo função do primeiro grau e discutir em grupo as possíveis soluções.

  4. Etapa 4 - Criação de soluções

    Os alunos irão criar soluções criativas e eficientes para resolver o problema identificado na etapa anterior. Eles podem utilizar recursos como desenhos, maquetes, simulações e cálculos matemáticos para apresentar suas soluções.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para a turma, explicando como chegaram a elas e como podem ser aplicadas na prática.

  6. Etapa 6 - Discussão e avaliação

    Conduza uma discussão sobre as soluções apresentadas pelos grupos, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma. Em seguida, avalie o desempenho dos alunos na atividade, segundo os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da função do primeiro grau no cotidiano e incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam na prática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções eficientes.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Identificação clara do problema envolvendo função do primeiro grau.
  • Criação de soluções criativas e eficientes para resolver o problema.
  • Apresentação clara e objetiva das soluções.
  • Participação ativa na discussão e avaliação das soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos de problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação do problema.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções eficientes.
  • Conduzir a discussão e avaliação das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Encorajar os alunos a aplicarem o que aprenderam na prática.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia com informações sobre as pessoas envolvidas no problema.
  • Identificar claramente o problema envolvendo função do primeiro grau.
  • Criar soluções criativas e eficientes para resolver o problema.
  • Apresentar as soluções de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão e avaliação das soluções apresentadas pelos grupos.