Aula sobre Problemas Envolvendo Funcao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A função do primeiro grau é uma das mais importantes na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em problemas de cálculo de distância, velocidade, tempo e custo. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre função do primeiro grau. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e o contextualize com exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Peça aos alunos para compartilharem outros exemplos também.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver problemas envolvendo função do primeiro grau. Auxilie na resolução dos problemas e incentive a troca de ideias entre os grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da resolução dos problemas para a turma. Faça comentários sobre as soluções apresentadas, tire dúvidas e estimule a participação dos demais alunos.

  5. Etapa 5 - Exercícios individuais

    Os alunos farão exercícios individuais para fixar o conteúdo aprendido. Disponibilize exercícios de diferentes níveis de dificuldade, para que os estudantes possam escolher o que melhor se adequa ao seu nível de conhecimento.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e irão registrar suas reflexões no modelo de registro de aprendizagem, no campo de Check-out.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Incentivar a troca de ideias entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Participação dos alunos na troca de ideias em grupo.
  • Utilização correta do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Explicar como utilizar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
  • Fazer comentários sobre as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Incentivar a participação dos alunos na troca de ideias, bem como avaliar os alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Trabalhar em grupo para resolver os problemas.
  • Apresentar os resultados da resolução dos problemas.
  • Resolver exercícios sobre o tema de diferentes níveis de dificuldade.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula, e registrar suas reflexões no modelo de registro de aprendizagem.