Aula sobre Problemas Envolvendo Funcao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A função do primeiro grau é uma das mais importantes na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em problemas de cálculo de distância, velocidade, tempo e custo. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre função do primeiro grau. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e o contextualize com exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Peça aos alunos para compartilharem outros exemplos também.Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver problemas envolvendo função do primeiro grau. Auxilie na resolução dos problemas e incentive a troca de ideias entre os grupos.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da resolução dos problemas para a turma. Faça comentários sobre as soluções apresentadas, tire dúvidas e estimule a participação dos demais alunos.Etapa 5 - Exercícios individuais
Os alunos farão exercícios individuais para fixar o conteúdo aprendido. Disponibilize exercícios de diferentes níveis de dificuldade, para que os estudantes possam escolher o que melhor se adequa ao seu nível de conhecimento.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e irão registrar suas reflexões no modelo de registro de aprendizagem, no campo de Check-out.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
- Incentivar a troca de ideias entre os alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
- Participação dos alunos na troca de ideias em grupo.
- Utilização correta do modelo de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Explicar como utilizar o modelo de registro de aprendizagem.
- Auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
- Fazer comentários sobre as soluções apresentadas pelos grupos.
- Incentivar a participação dos alunos na troca de ideias, bem como avaliar os alunos e dar feedbacks.
Ações do aluno
- Criar o modelo de registro de aprendizagem.
- Trabalhar em grupo para resolver os problemas.
- Apresentar os resultados da resolução dos problemas.
- Resolver exercícios sobre o tema de diferentes níveis de dificuldade.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula, e registrar suas reflexões no modelo de registro de aprendizagem.