Aula sobre Problemas Envolvendo Funcao Do Primeiro Grau

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A função do primeiro grau é uma das mais importantes na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como em problemas de cálculo de distância, velocidade, tempo e custo. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que é função do primeiro grau, utilizando exemplos práticos e didáticos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos de funções do primeiro grau presentes no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre função do primeiro grau. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Resolvendo problemas

    Na primeira estação, os alunos irão resolver problemas envolvendo função do primeiro grau, utilizando a fórmula y = ax + b. Disponibilize uma lista de problemas para que os alunos possam trabalhar em grupo e discutir as soluções.

    Estação 2 - Criando problemas

    Na segunda estação, os alunos irão criar problemas envolvendo função do primeiro grau, utilizando situações do cotidiano. Compartilhe algumas situações para que os alunos possam se inspirar e criar seus próprios problemas.

    Estação 3 - Tecnologia

    Na terceira estação, os alunos irão utilizar a tecnologia para resolver problemas envolvendo função do primeiro grau. Disponibilize um software ou aplicativo para que os alunos possam trabalhar em grupo e explorar as funcionalidades da ferramenta.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final da atividade, os grupos irão se reunir para socializar os aprendizados e as soluções encontradas, como também, discutir as dificuldades encontradas durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Compartilhe alguns exercícios para que os alunos possam praticar o que foi aprendido durante a aula.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido durante a aula e reforce a importância da função do primeiro grau no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Criatividade na criação de problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Utilização adequada da tecnologia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da função do primeiro grau no cotidiano.
  • Explicar a metodologia utilizada na aula, a Rotação por estações, e dividir a turma em grupos.
  • Disponibilizar materiais e recursos para que os alunos possam trabalhar em grupo e discutir as soluções encontradas.
  • Apoiar os alunos nas dúvidas e avaliá-los.

Ações do aluno

  • Resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Criar problemas envolvendo função do primeiro grau.
  • Utilizar a tecnologia para resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.