Aula sobre Problemas Envolvendo Funcao Do Primeiro Grau
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo aqui é trabalhar com problemas envolvendo função do primeiro grau. Essa é uma habilidade importante para a vida, pois muitas situações cotidianas podem ser resolvidas por meio de funções do primeiro grau, como calcular o preço de um produto em promoção, a distância percorrida por um carro em determinado tempo, entre outros.
Etapa 1 - Preparação
Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre função do primeiro grau e fazer anotações sobre os conceitos apresentados. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online, como o YouTube.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema, de maneira que possa avaliar o nível de conhecimento da turma.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual pode ser feito em papel ou em plataformas online, como o MindMeister.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Compartilhe exemplos práticos de problemas envolvendo função do primeiro grau e como resolvê-los. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.Etapa 6 - Resolução de problemas
Os alunos deverão resolver problemas envolvendo função do primeiro grau, utilizando os conceitos aprendidos na aula. Apoie os alunos nas dúvidas, se necessário.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância do tema para a vida dos alunos. Valorize as atividades realizadas pelos alunos e destaque as soluções corretas, os aprendizados que tiveram, como também, os desafios enfrentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para tornar a aula mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Realização da atividade pré-aula.
- Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual completo e bem estruturado.
- Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo função do primeiro grau.
- Participação e colaboração dos alunos durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar sua importância no cotidiano dos alunos.
- Apresentar exemplos práticos de problemas envolvendo função do primeiro grau e como resolvê-los.
- Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
- Fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância do tema para a vida dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre função do primeiro grau e fazer anotações sobre os conceitos apresentados.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Resolver problemas envolvendo função do primeiro grau, utilizando os conceitos aprendidos na aula.
- Participar ativamente da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema.
- Colaborar com os colegas durante a aula e tirar dúvidas com o professor.