Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Diretamente Proporcionais
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que, nesta aula, vocês irão trabalhar com problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como, por exemplo, quando precisamos calcular o preço de um produto vendido por peso. Para isso, é necessário entender como funciona a relação entre as grandezas envolvidas, como o preço e o peso. Utilizaremos a metodologia ativa _Design Thinking_, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução desses problemas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a relação entre grandezas diretamente proporcionais. Mostre aos alunos exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o conceito.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e receberão problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais para resolver. Eles deverão utilizar as informações do mapa de empatia para encontrar soluções criativas e eficientes.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Agora, cada grupo irá apresentar a solução encontrada para o problema proposto. Avalie a criatividade e eficiência das soluções apresentadas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas em outras situações do cotidiano. Incentive a participação de todos os estudantes.Etapa 6 - Reflexão individual
Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida. Aproveite para retomar o tema da aula frisando os principais pontos para verificar o aprendizado dos alunos.Etapa 7 - Avaliação
Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que você dê feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Aplicar a metodologia ativa _Design Thinking_ para desenvolver habilidades socioemocionais.
Critérios de avaliação
- Criatividade na resolução dos problemas.
- Eficiência na solução dos problemas.
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Avaliar a criatividade e eficiência das soluções apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais.
- Resolver problemas em grupo utilizando as informações do mapa de empatia.
- Participar da discussão em grupo sobre as soluções apresentadas.