Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Diretamente Proporcionais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale que o tema "Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de proporção de ingredientes, em cálculos de velocidade média em viagens, em cálculos de consumo de combustível em carros, entre outros.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre grandezas diretamente proporcionais e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente o tema da aula e explicar como será a metodologia utilizada. Eles deverão criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, para registrar suas aprendizagens ao longo da aula.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolverem problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais, utilizando diferentes estratégias, como tabelas, gráficos e regra de três simples. Entregue a lista de exercício previamente montada por você e, circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Registros

    Os alunos irão registrar suas aprendizagens no _template_ de registro de aprendizagem, preenchendo o campo de ‘Check-out’. Recolha os _templates_ para avaliação.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado. Aproveite o momento para apresentar exemplos práticos e didáticos sobre grandezas diretamente proporcionais, como receitas culinárias, cálculos de velocidade média em viagens, entre outros.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre grandezas diretamente proporcionais e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa envolvendo cálculos de grandezas diretamente proporcionais, para que os alunos possam aplicar o que aprenderam em sala de aula. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o checkout trazendo o que aprenderam em aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a aula.
  • Utilização correta das estratégias apresentadas pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre grandezas diretamente proporcionais.
  • Circular pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.
  • Corrigir os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas.

Ações do aluno

  • Resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais em grupo.
  • Utilizar diferentes estratégias, como tabelas, gráficos e regra de três simples.
  • Registrar suas aprendizagens no _template_ de registro de aprendizagem.