Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Diretamente Proporcionais
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie falando para os alunos que o tema "Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de proporções de ingredientes, em cálculos de velocidade média em viagens, entre outros. Fale para eles que, nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância de resolver problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais. Em seguida, explique a metodologia estudo de caso e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para escolherem um tema para apresentar. Oriente-os na escolha do tema, sugerindo temas relacionados ao cotidiano dos estudantes.Etapa 3 - Identificação do problema
Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Circule pela sala ajudando os alunos que possuem dúvidas.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos irão realizar entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Eles poderão circular pela escola durante o horário de aula e intervalo para conseguir entrevistar as pessoas. A quantidade de pessoas pesquisadas deve ser igual para todos os grupos, estipule esse valor em conjunto com os alunos.Etapa 5 - Análise do contexto
Após a coleta, peça para que os alunos analisem os dados coletados e identifiquem o que causa o problema e se é possível evitá-lo.Etapa 6 - Comparação e solução
Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Além disso, irão propor soluções para o problema identificado e discutir o que poderiam fazer para contribuir com a disseminação da informação. Estimule a participação de todos para conseguir avaliá-los.Etapa 7 - Criação de infográficos
Os grupos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida. Oriente-os na criação dos infográficos, sugerindo um _template_ com lacunas a serem preenchidas. Esse infógrafo será apresentado na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de comunicação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na realização das etapas do Estudo de Caso.
- Qualidade dos dados coletados e da análise realizada pelos grupos.
- Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na realização das etapas do Estudo de Caso.
- Estimular a participação ativa dos alunos e a comunicação entre os grupos.
- Orientar os alunos na criação dos infográficos e na disseminação da informação obtida.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas do Estudo de Caso.
- Realizar entrevistas e pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado.
- Criar infográficos para disseminar a informação obtida.