Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Diretamente Proporcionais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula contextualizando os alunos sobre o tema. Cite que "Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de proporção de ingredientes, em cálculos de velocidade média em viagens, em cálculos de consumo de combustível em carros, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais", explicando o que são grandezas diretamente proporcionais e dando exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia Gamificação

    Explique o que é _Gamificação_ e como ela pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. Apresente exemplos de jogos que utilizam essa metodologia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para criarem um mapa de registro contendo os campos: ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. O objetivo é que os alunos possam utilizar a criatividade e a imaginação para criar um jogo que envolva o tema da aula.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do Jogo

    Os grupos irão desenvolver o jogo utilizando apenas recursos ofertados pelo professor como cartolina, canetas coloridas, dados, entre outros. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos de grandezas diretamente proporcionais de forma lúdica e divertida.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele ajuda a desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação dos jogos, será realizada uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Feedback e Avaliação

    Dê um feedback aos alunos sobre os jogos construídos e avalie a participação dos alunos na atividade, considerando os critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa _Gamificação_ para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação e desenvolvimento do jogo.
  • Aplicação correta dos conceitos de grandezas diretamente proporcionais no jogo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar os conceitos de grandezas diretamente proporcionais.
  • Explicar o que é _Gamificação_ e como ela pode ser utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na criação e desenvolvimento do jogo.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.
  • Realizar a discussão em grupo após a apresentação dos jogos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação e desenvolvimento do jogo.
  • Aplicar corretamente os conceitos de grandezas diretamente proporcionais no jogo.
  • Utilizar a criatividade e a imaginação na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo após a apresentação dos jogos.