Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Diretamente Proporcionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale com os alunos que o tema "Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de proporção de ingredientes, em cálculos de velocidade média em viagens, entre outros. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância de saber resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida os alunos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Resolução de problemas

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Disponibilize uma lista de problemas para que os alunos possam trabalhar em grupo.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Jogo de cartas

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo de cartas que envolve grandezas diretamente proporcionais. Disponibilize as cartas e as regras do jogo. Incentive a participação e a colaboração entre os estudantes para todos poderem participar.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Elaboração de problemas

    Nesta estação, os alunos irão elaborar problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Dê algumas dicas e orientações para que os alunos possam criar seus próprios problemas.

  6. Etapa 6 - Socialização dos resultados

    Ao final das atividades, os grupos irão socializar os resultados obtidos em cada estação. Medie a discussão e fazer as considerações finais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Criatividade na elaboração de problemas.
  • Cooperação e trabalho em grupo.
  • Compreensão do tema e aplicação dos conceitos aprendidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de saber resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais.
  • Disponibilizar as atividades e orientar os alunos durante as atividades.
  • Mediar a discussão e fazer as considerações finais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante as atividades.
  • Dar um feedback sobre o trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Criar problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais.
  • Cooperar e trabalhar em grupo.
  • Compreender o tema e aplicar os conceitos aprendidos.