Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Diretamente Proporcionais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale com os alunos que o tema "Problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em cálculos de proporção de ingredientes, em cálculos de velocidade média em viagens, entre outros. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de saber resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Organização dos grupos
Divida os alunos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 3 - Estação 1 - Resolução de problemas
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Disponibilize uma lista de problemas para que os alunos possam trabalhar em grupo.Etapa 4 - Estação 2 - Jogo de cartas
Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo de cartas que envolve grandezas diretamente proporcionais. Disponibilize as cartas e as regras do jogo. Incentive a participação e a colaboração entre os estudantes para todos poderem participar.Etapa 5 - Estação 3 - Elaboração de problemas
Nesta estação, os alunos irão elaborar problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Dê algumas dicas e orientações para que os alunos possam criar seus próprios problemas.Etapa 6 - Socialização dos resultados
Ao final das atividades, os grupos irão socializar os resultados obtidos em cada estação. Medie a discussão e fazer as considerações finais.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
- Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
- Proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Criatividade na elaboração de problemas.
- Cooperação e trabalho em grupo.
- Compreensão do tema e aplicação dos conceitos aprendidos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de saber resolver problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais.
- Disponibilizar as atividades e orientar os alunos durante as atividades.
- Mediar a discussão e fazer as considerações finais.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante as atividades.
- Dar um feedback sobre o trabalho realizado.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Resolver corretamente os problemas propostos.
- Criar problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais.
- Cooperar e trabalhar em grupo.
- Compreender o tema e aplicar os conceitos aprendidos.