Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Diretamente Proporcionais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula contextualizando o tema, explicando que, nesta aula, os alunos irão trabalhar com problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como, por exemplo, quando alguém vai abastecer o carro e o valor a ser pago varia conforme a quantidade de litros de combustível colocados no tanque. Ou ainda, quando alguém vai comprar frutas no mercado e o valor a ser pago varia conforme a quantidade de quilos comprados.
Etapa 1 - Pré-aula
Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de grandezas diretamente proporcionais e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.Etapa 3 - Exposição do conteúdo
Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de grandezas diretamente proporcionais com os devidos cálculos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.Etapa 4 - Resolução de Problemas
Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamproblemas entre grandezas diretamente proporcionais. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Tarefa de casa
Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do _template_.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do _template_.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar com exemplos práticos.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
- Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e responder às questões sobre o tema.
- Criar o _template_ sobre o tema.
- Resolver os problemas propostos e discutir em grupo as estratégias utilizadas.