Problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais

Nesta aula de Matemática vamos estudar problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. Bons estudos e te espero pra próxima aula #AprendiZAP

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Uma empresa de construção civil foi contratada pra reformar um prédio. Com 6 funcionários, a reforma demora 18 dias pra terminar. Em quanto tempo a empresa terminaria a reforma se contratasse mais 3 funcionários?

    A) 12 dias.

    B) 15 dias.

    C) 21 dias.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Cultura Maker:

    Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como por exemplo, quando precisamos calcular o tempo que um carro levará para percorrer uma distância, sabendo que sua velocidade é inversamente proporcional ao tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como por exemplo, quando precisamos calcular o tempo que um carro levará para percorrer uma distância, sabendo que sua velocidade é inversamente proporcional ao tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução desses problemas.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como por exemplo, quando precisamos calcular o tempo que um carro levará para percorrer uma distância, sabendo que sua velocidade é inversamente proporcional ao tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo que envolve o tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido de forma lúdica e criativa.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    O tema "Problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como por exemplo, em receitas culinárias, onde a quantidade de ingredientes utilizados é inversamente proporcional ao número de porções que se deseja fazer. Além disso, é possível encontrar essa relação em situações financeiras, como no cálculo de juros, onde a taxa de juros é inversamente proporcional ao tempo de aplicação do dinheiro. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    O tema "Problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais" é muito importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como por exemplo, em uma viagem de carro, onde a velocidade e o tempo são grandezas inversamente proporcionais. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações.
    Atividade completa
  8. 8. Design Sprint:

    Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como por exemplo, quando precisamos calcular o tempo que um carro levará para percorrer uma distância, sabendo que sua velocidade é inversamente proporcional ao tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template com 5 etapas para resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: