Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como por exemplo, quando precisamos calcular o tempo que um carro levará para percorrer uma distância, sabendo que sua velocidade é inversamente proporcional ao tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que são grandezas inversamente proporcionais, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Os grupos irão criar o diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os grupos irão resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais, utilizando o diário de bordo como guia.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados obtidos na resolução dos problemas, explicando como chegaram às soluções.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas para resolver os problemas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e a importância da resolução de problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na resolução dos problemas em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na resolução dos problemas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para resolver os problemas propostos.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar os resultados obtidos na resolução dos problemas.