Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Inversamente Proporcionais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como por exemplo, quando precisamos calcular o tempo que um carro levará para percorrer uma distância, sabendo que sua velocidade é inversamente proporcional ao tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template com 5 etapas para resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
Etapa 1 - Entender
Apresente o conceito de grandezas inversamente proporcionais e exemplos práticos de como elas podem ser aplicadas no cotidiano. Os alunos irão discutir em grupos e anotar as principais informações.Etapa 2 - Esboçar
Crie um esboço do template de Design Sprint, com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada etapa deve ser descrita em detalhes e com exemplos.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão decidir em grupo qual problema envolvendo grandezas inversamente proporcionais eles irão resolver. Auxilie na escolha e forneça exemplos de problemas.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo da solução para o problema escolhido, utilizando as estratégias aprendidas na aula.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão testar a solução criada e apresentar para a turma.Etapa 6 - Avalie
Avalie a solução e dê feedbacks para os alunos.Etapa 7 - Revise
Traga uma revisão sobre a matéria e pontos de dúvidas que os alunos podem levantar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Design Sprint para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em entender e aplicar o conceito de grandezas inversamente proporcionais.
- Qualidade do template de Design Sprint criado pelos alunos.
- Efetividade da solução criada pelos alunos para o problema escolhido.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de grandezas inversamente proporcionais e exemplos práticos.
- Auxiliar os alunos na escolha do problema a ser resolvido.
- Avaliar a solução criada pelos alunos e dar feedbacks.
Ações do aluno
- Discutir em grupo e anotar as principais informações apresentadas pelo professor.
- Criar um template de Design Sprint com as 5 etapas.
- Escolher um problema envolvendo grandezas inversamente proporcionais e criar uma solução utilizando as estratégias aprendidas na aula.