Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais. Esses problemas são muito comuns no nosso cotidiano, como por exemplo, quando precisamos calcular o tempo que um carro levará para percorrer uma distância, sabendo que sua velocidade é inversamente proporcional ao tempo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução desses problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que são grandezas inversamente proporcionais, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

  3. Etapa 3 - Identificação de problemas

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar os principais problemas enfrentados na resolução de problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.

  4. Etapa 4 - Ideias

    Os alunos irão realizar uma procura de ideias que já existam para encontrar soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Ou sugerir ideias novas que possam ser executadas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais, utilizando as soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas e como elas podem ser aplicadas em outras situações. Faça uma roda na sala e avalie engajamento e as soluções propostas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da resolução de problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na resolução de problemas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar os problemas envolvidos na resolução de problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Qualidade das soluções encontradas pelos alunos para os problemas identificados.
  • Habilidade dos alunos em aplicar as soluções encontradas em outras situações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação dos alunos no brainstorming e na discussão em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante a resolução dos problemas.
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Identificar os principais problemas envolvidos na resolução de problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais.
  • Realizar um brainstorming para encontrar soluções para os problemas identificados.
  • Resolver problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais, utilizando as soluções encontradas no brainstorming.
  • Discutir em grupo as soluções encontradas e como elas podem ser aplicadas em outras situações.