Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como por exemplo, em receitas culinárias, onde a quantidade de ingredientes utilizados é inversamente proporcional ao número de porções que se deseja fazer. Além disso, é possível encontrar essa relação em situações financeiras, como no cálculo de juros, onde a taxa de juros é inversamente proporcional ao tempo de aplicação do dinheiro. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são grandezas inversamente proporcionais. Em seguida, irá mostrar exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem essa relação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deverá escolher um tema para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema que envolva grandezas inversamente proporcionais.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas em fontes confiáveis e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema e identificar as causas e possíveis soluções. Além de justificar o porquê aquele problema é uma grandeza inversamente proporcional.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado e criar um infográfico que possa ser distribuído na comunidade para contribuir com a disseminação da informação. Forneça um modelo de infográfico e os auxilie nessa construção.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Retome as ideias de cada grupo trazendo a relação com grandezas inversamente proporcionais. Avalie suas soluções e complemente as apresentações trazendo pontos não explorados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de dados em fontes confiáveis.
  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de dados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de apresentação de soluções para problemas cotidianos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e coleta de dados.
  • Qualidade da análise e interpretação dos dados coletados.
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido.
  • Qualidade da apresentação das soluções propostas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas para pesquisa.
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis.
  • Auxiliar os alunos na análise e interpretação dos dados coletados.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico e na apresentação das soluções propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e coleta de dados.
  • Analisar e interpretar os dados coletados de forma crítica.
  • Criar um infográfico de qualidade para apresentar as soluções propostas.
  • Apresentar as soluções propostas de forma clara e objetiva.