Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Inversamente Proporcionais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Explicando a Metodologia
Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula. O professor irá dividir a sala em dois grandes grupos e cada grupo terá uma atividade a realizar por um tempo determinado, e depois, as atividades são trocadas pela que o outro grupo estava fazendo. A atividade será feita individualmente, mas podendo ser discutida em grupo.Etapa 3 - Dividindo as estações
Estação 1 - Vídeo explicativo e problemas práticosOs alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre grandezas inversamente proporcionais. O vídeo deve ser curto e objetivo, com exemplos práticos e didáticos. Disponibilize problemas práticos para que os alunos façam a partir do vídeo.
Estação 2 - Texto explicativo e Problemas práticos
Os alunos irão ler um texto explicativo sobre grandezas inversamente proporcionais, que traga um exemplo de resolução para resolver problemas práticos envolvendo grandezas inversamente proporcionais, utilizando estratégias variadas. O professor irá disponibilizar uma lista de problemas para os alunos resolverem.
Etapa 4 - Acompanhamento da atividade
Acompanhe os alunos realizando a atividade para auxiliar em dúvidas. Além de cronometrar tempo e gerir as mudanças de estações.Etapa 5 - Socialização
Os alunos irão socializar as respostas dos problemas resolvidos nas estações, em roda, e discutir as estratégias utilizadas. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.Etapa 7 - Atividade
Disponibilize uma atividade para casa para que os conceitos sejam trabalhados novamente, e aprendidos com mais profundidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais.
- Estimular a cooperação e a interação entre os alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das grandezas inversamente proporcionais nos problemas propostos.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Participação ativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar com exemplos práticos.
- Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela irá funcionar na aula.
- Disponibilizar materiais e recursos necessários para as atividades propostas.
- Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar corretamente as grandezas inversamente proporcionais nos problemas propostos.
- Resolver corretamente os problemas propostos.
- Cooperar e interagir com os colegas de grupo.
- Socializar as respostas dos problemas resolvidos e discutir as estratégias utilizadas.