Aula sobre Problemas Envolvendo Grandezas Inversamente Proporcionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Problemas envolvendo grandezas inversamente proporcionais" é muito importante para a vida cotidiana dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como por exemplo, em uma viagem de carro, onde a velocidade e o tempo são grandezas inversamente proporcionais. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Explicando a Metodologia

    Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar na aula. O professor irá dividir a sala em dois grandes grupos e cada grupo terá uma atividade a realizar por um tempo determinado, e depois, as atividades são trocadas pela que o outro grupo estava fazendo. A atividade será feita individualmente, mas podendo ser discutida em grupo.

  3. Etapa 3 - Dividindo as estações

    Estação 1 - Vídeo explicativo e problemas práticos

    Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre grandezas inversamente proporcionais. O vídeo deve ser curto e objetivo, com exemplos práticos e didáticos. Disponibilize problemas práticos para que os alunos façam a partir do vídeo.

    Estação 2 - Texto explicativo e Problemas práticos

    Os alunos irão ler um texto explicativo sobre grandezas inversamente proporcionais, que traga um exemplo de resolução para resolver problemas práticos envolvendo grandezas inversamente proporcionais, utilizando estratégias variadas. O professor irá disponibilizar uma lista de problemas para os alunos resolverem.


  4. Etapa 4 - Acompanhamento da atividade

    Acompanhe os alunos realizando a atividade para auxiliar em dúvidas. Além de cronometrar tempo e gerir as mudanças de estações.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os alunos irão socializar as respostas dos problemas resolvidos nas estações, em roda, e discutir as estratégias utilizadas. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Atividade

    Disponibilize uma atividade para casa para que os conceitos sejam trabalhados novamente, e aprendidos com mais profundidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas inversamente proporcionais.
  • Estimular a cooperação e a interação entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das grandezas inversamente proporcionais nos problemas propostos.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar com exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela irá funcionar na aula.
  • Disponibilizar materiais e recursos necessários para as atividades propostas.
  • Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente as grandezas inversamente proporcionais nos problemas propostos.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.
  • Cooperar e interagir com os colegas de grupo.
  • Socializar as respostas dos problemas resolvidos e discutir as estratégias utilizadas.