Aula sobre Problemas Envolvendo Multiplicacao Com Numeros Decimais
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo multiplicação de números decimais. Esse tema é importante porque nos ajuda a entender como realizar operações com números decimais e como aplicá-las em situações cotidianas, como em compras, cálculo de medidas, entre outras. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância da multiplicação de números decimais. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que a multiplicação de números decimais é utilizada.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em duplas e irão discutir sobre a importância da multiplicação de números decimais e como ela pode ser aplicada em situações cotidianas. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo
Cada grupo receberá um conjunto de problemas envolvendo multiplicação de números decimais para resolver. Os alunos deverão trabalhar em conjunto para encontrar as soluções e apresentá-las para a turma.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros. Cada dupla deverá apresentar seu template para outra dupla.Etapa 5 - Avaliação por pares
Cada dupla irá avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template criado na etapa anterior. Os alunos deverão preencher o template com notas de 1 a 5 para cada critério de avaliação.Etapa 6 - Discussão em grupo sobre as avaliações
Os alunos irão discutir em dupla sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em relação aos critérios de avaliação. Medie a discussão e dê feedbacks para os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da multiplicação de números decimais. Os alunos também poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com números decimais.
- Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas.
- Reforçar a importância da matemática no cotidiano dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização da dupla.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir os alunos em duplas e mediar as discussões.
- Fornecer feedbacks para os alunos.
- Estimular a cooperação e a comunicação entre os alunos.
- Reforçar a importância da matemática no cotidiano dos alunos.
Ações do aluno
- Discutir em dupla sobre a importância da multiplicação de números decimais.
- Trabalhar em conjunto para resolver os problemas propostos.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho das outras duplas.
- Discutir em duplas sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em relação aos critérios de avaliação.