Aula sobre Problemas Envolvendo Multiplicacao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas com multiplicação de números decimais utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como calcular o preço de um produto que custa R$ 2,50 por 0,5 kg, ou ainda, calcular a área de um terreno que mede 12,5 m por 3,5 m. O professor pode explicar como a multiplicação de números decimais é importante em diversas situações do cotidiano, como em compras, construções, entre outras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Cultura Maker será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com multiplicação de números decimais.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um diário de bordo para registrar as atividades da aula.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo irá escolher um problema relacionado à multiplicação de números decimais e registrá-lo no diário de bordo. Forneça alguns exemplos de problemas para ajudar os alunos.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão discutir e registrar no diário de bordo as possíveis alternativas para resolver o problema escolhido. Incentive os alunos a utilizarem diferentes estratégias para chegar à solução.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa e registrar no diário de bordo a solução do problema. Incentive os alunos a verifique a razoabilidade da resposta utilizando estimativas e arredondamentos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar para a turma o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a metodologia utilizada e como ela pode ser aplicada em outras situações de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com multiplicação de números decimais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a utilização de diferentes estratégias para resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Utilização de diferentes estratégias para resolver problemas.
  • Verificação da razoabilidade das respostas.
  • Clareza na apresentação dos resultados.
  • Registro adequado das atividades no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Cultura Maker.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer o diário de bordo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Estimular a utilização de diferentes estratégias para resolver problemas.
  • Conduzir a reflexão sobre a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado à multiplicação de números decimais.
  • Gerar alternativas para resolver o problema.
  • Escolher a melhor alternativa e registrar a solução no diário de bordo.
  • Apresentar os resultados para a turma.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.