Aula sobre Problemas Envolvendo Multiplicacao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A multiplicação de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras no supermercado, cálculo de juros em empréstimos, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas com multiplicação de números decimais por meio da metodologia ativa Design Thinking. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios das pessoas envolvidas no problema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da multiplicação de números decimais no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão identificar situações em que a multiplicação de números decimais é utilizada.

  3. Etapa 3 - Identificação dos problemas

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar os principais problemas enfrentados pelas pessoas na utilização da multiplicação de números decimais.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas com multiplicação de números decimais, utilizando as estratégias aprendidas em aulas anteriores. Auxilie\-os na resolução dos problemas e incentive a utilização de estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade das respostas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados da atividade, mostrando como a metodologia Design Thinking ajudou na resolução dos problemas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos sobre as dificuldades encontradas e o que aprenderam com a metodologia Design Thinking.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas com multiplicação de números decimais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com multiplicação de números decimais.
  • Estimular a criatividade e a inovação por meio da metodologia Design Thinking.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar uns com os outros.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa de empatia.
  • Habilidade dos alunos em identificar os problemas enfrentados pelas pessoas na utilização da multiplicação de números decimais.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas com multiplicação de números decimais utilizando as estratégias aprendidas em aulas anteriores.

Ações do professor

  • Explicar a importância da multiplicação de números decimais no cotidiano.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar a utilização de estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade das respostas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Identificar os problemas enfrentados pelas pessoas na utilização da multiplicação de números decimais.
  • Resolver problemas com multiplicação de números decimais utilizando as estratégias aprendidas em aulas anteriores.