Aula sobre Problemas Envolvendo Multiplicacao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo multiplicação de números decimais. Esse tema é muito importante, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em compras no supermercado, cálculo de juros em empréstimos, entre outros. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, vamos utilizar a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um tema relacionado à multiplicação de números decimais.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e elabore uma pergunta para nortear a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas em fontes como livros e internet, para coletar informações sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, os alunos irão analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de informações, os alunos irão propor soluções para o problema identificado. Cada grupo irá criar um infográfico para disseminar a informação obtida.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma, explicando o problema identificado, as informações coletadas, a análise do contexto, a comparação de informações e as soluções propostas

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um momento de conclusão sobre o tema e traga dúvidas que surgiram durante o processo e esclarecimentos sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com multiplicação de números decimais.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos para disseminar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise de informações.
  • Qualidade do infográfico criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na elaboração da pergunta para nortear a pesquisa.
  • Auxiliar os alunos na busca por informações e na análise do contexto.
  • Avaliar os infográficos criados pelos grupos e orientar na apresentação dos mesmos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à multiplicação de números decimais.
  • Realizar pesquisas em fontes diversas para coletar informações sobre o problema identificado.
  • Criar um infográfico para disseminar a informação obtida.