Aula sobre Problemas Envolvendo Numeros Racionais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula abordará problemas envolvendo números racionais. Os números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração, como 1/2, 3/4, 5/6, entre outros. Eles são muito importantes no cotidiano, pois estão presentes em diversas situações, como em medidas de tempo, dinheiro, porcentagens, entre outros. Por exemplo, ao calcular a porcentagem de desconto em uma compra, são utilizados números racionais. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, avaliando o desempenho de seus colegas em relação aos critérios estabelecidos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos números racionais em nosso cotidiano. Mostre exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Cada grupo deve receber um conjunto de problemas envolvendo números racionais para resolver em conjunto. Os alunos devem utilizar os critérios estabelecidos no template de avaliação para avaliar o desempenho de seus colegas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos na resolução dos problemas. Os alunos devem utilizar os critérios estabelecidos no template de avaliação para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre os resultados obtidos e sobre a importância dos números racionais em nosso cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os conceitos trabalhados e a importância dos números racionais em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos em relação ao desempenho de seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos números racionais em nosso cotidiano.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar a resolução dos problemas pelos grupos e orientá-los na utilização dos critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Resolver os problemas em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.
  • Participar da discussão em grupo sobre os resultados obtidos e sobre a importância dos números racionais em nosso cotidiano.