Aula sobre Problemas Envolvendo Numeros Racionais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A aula abordará problemas envolvendo números racionais. Os números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração, como 1/2, 3/4, 5/6, entre outros. Eles são muito importantes no cotidiano, pois estão presentes em diversas situações, como em medidas de receitas culinárias, em cálculos de descontos em compras, em divisão de heranças, entre outros. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que são números racionais, dando exemplos práticos de como eles são utilizados no cotidiano.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para resolver problemas envolvendo números racionais. Forneça alguns exemplos de problemas para os alunos.Etapa 4 - Apresentação dos problemas
Cada grupo deve apresentar o problema que criou e as alternativas que foram geradas para resolvê-lo.Etapa 5 - Resolução dos problemas
Os grupos devem resolver os problemas apresentados pelos outros grupos, utilizando as alternativas geradas por eles.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir as soluções encontradas e apresentar para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância dos números racionais em nosso cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Colaboração e trabalho em equipe dos alunos.
- Habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas envolvendo números racionais.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos números racionais.
- Dividir os alunos em grupos.
- Fornecer exemplos de problemas para os alunos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Conduzir a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Criar o diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Apresentar o problema criado pelo grupo e as alternativas geradas para resolvê-lo.
- Resolver os problemas apresentados pelos outros grupos.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.